top of page

A beleza da maternidade de geração em geração

Por Nayá Fernandes

Publicado no jornal O São Paulo

Edição 3002

“Ela parece uma criança de tão ansiosa”.

Essa foi a expressão utilizada por Geiza

César Nnhoncanse, 28, enquanto ela e a

avó Hildene dos Santos, 73, se preparavam

para ir ao show do cantor Roberto Carlos,

no domingo, 11. “Sou fã dele há 53 anos, e

esperei você nascer, crescer, se formar, pra

que eu tivesse a chance de vê-lo de perto”,

disse Hildene para a neta.

O presente de Geiza para a avó foi também

uma homenagem para a mãe, Cilene

César Nhoncanse, 55, secretária da Paróquia

Nossa Senhora do Ó e estudante de

teologia na PUC-SP. “Este ano, minha filha

realizou um dos sonhos da minha mãe

e esse foi o melhor presente que ela me

deu”, contou Cilene à reportagem. O jornal

O SÃO PAULO conheceu um pouco

da história das mães Cilene e Hildene pelo

olhar de Geiza.

Hildene e Cilene nasceram no interior

da Bahia, mas Cilene veio para São Paulo

ainda criança com os pais. “Minha avó materna

faz parte do meu dia-dia desde sempre.

Nos momentos mais importantes, nos mais divertidos, nas viagens de família, ou mesmo fazendo o almoço do domingo, ela sempre esteve lá", contou a jovem médica.

Sobre a mãe, Cilene, Geiza afirmou

que teve a grande bênção de ser filha de

uma mulher que mostrou diariamente a

beleza e a grandiosidade da maternidade.

Ela enfatizou que, na mãe, vê a maternidade

tal como deve ser exercida.

“Minha mãe é dessas mulheres que foram

feitas para a maternidade. Ela não só

me deu de comer, me nutriu; não me deu

muitos brinquedos, brincou comigo; não

me deu as melhores roupas, me ensinou

a ser vaidosa e a gostar das peças que eu

tinha; não me matriculou no colégio mais

caro, me ajudava com a lição de casa e a

gostar de estudar. Acordava de madrugada

para me buscar nas festinhas... e nunca me

disse o que eu deveria ser, ou o que gostaria

que eu fosse, mas em alguns momentos

acreditou mais em mim mais do que eu

mesma; ela não fez faculdade e abandonou

a carreira, hoje eu sou a médica da família.”

Quando a neta entrou na faculdade

e precisou mudar de cidade, foi Hildene

a testemunha dos primeiros dias de aula.

“Lembro-me de nossas conversas, noite

adentro, deitadas em colchões no chão,

pois a cama ainda não tinha sido entregue”,

contou. “Ela é, sem dúvidas, a mulher mais

forte que eu conheço. A vida poderia ter

feito dela uma mulher dura, mas ela permaneceu

doce, alegre, cheia de sonhos e

projetos, mesmo com o avançar da idade”,

afirmou a neta.

Durante o show do Roberto Carlos foi

oferecida uma taça de champanhe para

todo o público, para brindar o dia das

mães. “Minha avó lembrou a infância e a

juventude dela e me disse que jamais imaginou

que um dia estaria num lugar tão

bonito, vendo o show do ídolo, com uma

neta médica. Com essas palavras, quem se

emocionou fui eu”, falou Geiza.

Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page